Ibama inicia capacitação de brigadistas para combater incêndios florestais no Juruá
Com a aproximação do período de estiagem no Acre, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do programa Prevfogo, deu início nesta semana à capacitação de brigadistas que atuarão no combate a incêndios florestais na região do Vale do Juruá.
Segundo o coordenador estadual do Prevfogo no Acre, Diogo Selhorst, a formação está em fase final e a expectativa é que, até o dia 1º de junho, 15 brigadistas estejam contratados e prontos para atuar nas ocorrências de incêndios. “Estamos no período de formação ainda dos brigadistas, mas a partir de 1º de junho já estaremos com 15 brigadistas formados, contratados e prontos para atuar em ocorrências de incêndios florestais aqui na região do Juruá”, afirmou Selhorst.
Ibama inicia capacitação de brigadistas para combater incêndios florestais no Juruá/Foto: Reprodução
Ao todo, 30 alunos participam do curso de capacitação. Metade deles será contratada para atuação direta, enquanto os demais comporão o cadastro de reserva. O treinamento combina aulas teóricas e práticas, abordando desde o manuseio de ferramentas e deslocamento com equipamentos, até a construção de aceiros, técnicas de acampamento e outras atividades essenciais para o combate em campo.
A atuação dos brigadistas será integrada a outras instituições de resposta, como o Corpo de Bombeiros, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e outras forças locais. A área de cobertura inclui principalmente terras indígenas, assentamentos federais e unidades de conservação sob responsabilidade do governo federal.
Selhorst reforçou que a preparação visa garantir uma resposta rápida e eficiente durante o período mais crítico de incêndios. “Nós e os brigadistas do Prevfogo estaremos prontos para dar resposta aos incêndios florestais, em cooperação com outras instituições de resposta. O contrato terá duração de seis meses, abrangendo o período mais crítico de ocorrência de incêndios”, concluiu.
Fonte: contilnetnoticias