Plantão

Aeroporto de Rio Branco opera voos apenas por instrumentos por conta da fumaça; entenda

O Acre tem registrado altos índices de poluentes no ar por causa da fumaça que cobre toda a cidade há dias. Nesta segunda-feira (2), os voos comerciais, saindo e chegando ao Acre, não foram cancelados em Rio Branco, mas a operação de aviões acontece apenas por instrumentos devido às condições do clima, segundo o g1 Acre.

O Sistema Purple Air mostra que a qualidade do ar apresentou a concentração de 337 µg/m³ (microgramas por metro cúbico) de material particulado em Rio Branco. O céu da capital, inclusive, amanheceu tomado por fumaça. Índices aicma de 250 µg/m3 são classificados como alerta para emergência em saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera aceitável 15 µg/m3.

Voos operam por instrumentos em Rio Branco por conta da fumaça/Foto: g1 Acre

De acordo com o g1 Acre, quando o aeroporto opera apenas por instrumentos, significa que as condições do clima não permitem pousos ou decolagens apenas com referências visuais. Nestas condições, as operações são realizadas pelos comandantes utilizando os sensores e receptores de bordo das aeronaves.

Baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas

O mês de agosto encerrou com recordes de baixa umidade relativa do ar. Segundo o meteorologista Davi Friale, do site O Tempo Aqui, o mês teve extremos nas temperaturas e umidade do ar.

Em Rio Branco, a umidade relativa do ar atingiu um recorde de baixa de 20% no dia 13, o menor percentual já registrado na cidade. No interior do estado, a mesma marca de umidade observada em diversos locais.

“As temperaturas mínimas em agosto, ficaram abaixo da média em Rio Branco e na maior parte do Acre. A menor temperatura registrada em Rio Branco, neste mês, foi 14,5ºC, nos dias 11 e 14. No interior do estado, a mínima ocorreu em Epitaciolândia, no dia 28, com 12,6ºC”, disse Friale.

O boletim do meteorologista também diz que a maior temperatura de agosto em Rio Branco foi de 38,6°C, no dia 23, enquanto, no Acre, foi 39,3ºC, registrada em Tarauacá, também no dia 23.

“A chuva mais forte em Rio Branco, neste mês, foi 11,0mm, registrada pela Agência Nacional de Águas, no dia 7. No interior do estado, choveu muito forte, com acumulado de 61,2mm, no dia 5, em Xapuri”, informou também.

Tecnologia do Blogger.