Plantão

Senador Guiomard é um dos 17 municípios do Acre na lista dos mais suscetíveis a deslizamentos, enxurradas e inundações

Imagem: Secom

O governo federal identificou 1.942 municípios vulneráveis a desastres como deslizamentos de terra, alagamentos, enxurradas e inundações.

Isso representa cerca de 35% de todos os municípios brasileiros. Essas áreas abrigam mais de 8,9 milhões de pessoas, equivalente a 6% da população nacional.

Entre os municípios acreanos, estão: Assis Brasil, Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Porto Acre, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá e Xapuri. O que contabiliza ao menos 74.347 acreanos em situação de alto risco.

O levantamento também identificou os desastres ambientais no Brasil entre 1991 e 2022, quando foram registrados 23.611 eventos, 3.890 óbitos e 8,2 milhões de desalojados ou desabrigados.

“A urbanização rápida e muitas vezes desordenada, assim como a segregação sócio-territorial, têm levado as populações mais carentes a ocuparem locais inadequados, sujeitos a inundações, deslizamentos de terra e outras ameaças correlatas. Essas áreas são habitadas, de forma geral, por comunidades de baixa renda e que têm poucos recursos para se adaptarem ou se recuperarem dos impactos desses eventos, tornando-as mais vulneráveis a tais processos”, aponta o documento.

Tecnologia do Blogger.