Mostra Viver Ciência Itinerante leva inovação e conhecimento a escolas de Senador Guiomard
A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Inovação e Mídias Educacionais, realizou nesta quinta-feira, 9, a abertura da mostra Viver Ciência Itinerante na escola Cívico Militar 15 de Junho em Senador Guiomard. Com a participação de 19 escolas entre urbanas e rurais, a exposição promete receber cerca de 3 mil visitantes ao longo de dois dias.
Pela primeira vez no município, a mostra é recebida com entusiasmo por estudantes e professores, oferecendo uma oportunidade ímpar de aprendizado prático e exploração do potencial criativo e tecnológico.
Os visitantes têm acesso a uma variedade de experimentos científicos das escolas locais, com o apoio do Departamento de Tecnologia e Inovação. Entre as atrações estão planetários, robótica, jogos matemáticos, óculos de realidade virtual e apresentações do Núcleo MultiArtes.
Anderson Melo, chefe do Departamento de Inovação, enfatizou o compromisso da SEE em promover a inovação nas escolas, fornecendo suporte técnico e orientações para os trabalhos apresentados na mostra. “Estamos focados em levar tecnologia e inovação para as salas de aula, uma missão que abraçamos desde o início desta gestão”, afirmou.
O evento não se limita apenas à ciência, mas também oferece serviços essenciais à comunidade, como a emissão de documentos pela OCA Móvel, exposições da Marinha do Brasil, Feira da Economia Solidária, além de apresentações da Banda de Música da PM e do BOPE.
Diversas entidades e órgãos governamentais se uniram à iniciativa, incluindo a Secretaria de Inovação e Tecnologia, Secretaria da Mulher, SESI, Fundação Elias Mansour, Detran, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal.
Helenilson Costa, coordenador geral da Representação da SEE em Senador Guiomard, destacou o envolvimento dos alunos como protagonistas dos projetos, refletindo o compromisso da SEE com a melhoria da qualidade do ensino.
Para os estudantes, como Yasmim Gonçalves, de 9 anos, a experiência foi transformadora: “Gostei muito do planetário, vi várias estrelas, muitos planetas, foi maravilhoso. Nunca participei de nada igual. Quero participar mais vezes, fiquei muito impressionada com tudo que vi.”
Para Eduardo Benjamim, 12 anos, estudante do 7º ano, tem sido muito gratificante a experiência com seu experimento. “Estou gostando porque os alunos de outras escolas podem mostrar o potencial deles e nós o nosso com nossas maquetes e o nosso aprendizado”, declarou.
A mostra Viver Ciência Itinerante continuará sua jornada, com exposições planejadas em Epitaciolândia e Plácido de Castro em junho, e a 10ª edição prevista em Rio Branco para novembro. Outros municípios estão sendo contatados para estabelecer parcerias e expandir ainda mais o alcance dessa iniciativa educacional