Gladson envia bombeiros, cães e recursos para ajudar nas buscas de vítimas de desastre no RS
O governador do Acre, Gladson Cameli, enviou nesta segunda-feira (6) o envio de cães farejadores, bombeiros e recursos para o governo do Rio Grande do Sul, estado afetado pelas enchentes.
Os animais e os bombeiros são credenciados pelo Comitê de Busca, Resgate e Salvamento de Cães (Conabresc).
Cães e bombeiros foram disponibilizados ao Rio Grande do Sul/Foto: Neto Lucena
O CBMAC disponibilizou ao posto de comando do Rio Grande do Sul um destacamento físico, que consiste em materiais, viaturas; de pessoal: efetivos especializados em busca e salvamento em áreas específicas, como região de deslizamento e inundações; e também disponibilizou dois binômios cujos cães de resgate são certificados pelo Conabresc na modalidade de odor específico.
Os cães certificados que estão à disposição do governo gaúcho são: Hunter, um rastreador-brasileiro, cujo condutor é o segundo-tenente Eduardo Santos; e Zoe, pastor-belga malinois, conduzido pelo terceiro-sargento Kennedy Pereira.
Enchentes recordes
Segundo a Agência Brasil, a última atualização do boletim emitido pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgada no início da tarde desta segunda-feira (6) aponta que 364 municípios foram atingidos pelas fortes chuvas na região, afetando 873.275 pessoas.
Equipes tentam fazer reparos na comporta que se rompeu no Guaíba, em Porto Alegre (RS)
Miguel Noronha/Enquadrar/Estadão Conteúdo
Até o momento, foram confirmadas 83 mortes e há mais quatro em investigação, além de 291 pessoas feridas no estado.
Fonte: ContilNet