Plantão

Após oito anos, Azul Linhas Aéreas deve voltar a operar no Acre a partir de outubro com voos diurnos





A empresa Azul Linhas Aéreas deve voltar a operar no Acre após oito anos com os voos suspensos. O anúncio do retorno de voos diários e diurnos foi feito, na manhã desta terça-feira (9), pelo vice-presidente da Azul, Fábio Campos, durante o ‘Encontro Uma Saída Pacífica para o Brasil’.

Os voos devem começar a sair a partir de 4 de outubro, mas as passagens já devem ser comercializadas ainda essa semana. “Vamos começar nossos voos para Rio Branco e a partir de quinta-feira (11) vão poder entrar no site da Azul e comprar as passagens. É uma marca histórica para a Azul porque, pela primeira vez na história, passamos a servir as 27 unidades federativas”, destacou o vice-presidente durante a reunião.

O evento, organizado pelo governo e o Fórum Empresarial do Acre, em Rio Branco, contou com a presença da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do senador Alan Rick, representantes do governo de Rondônia, de Pando e da Bolívia, entre outras autoridades locais.

A Azul Linhas Aéreas deixou de operar no Acre em 2016 e informou na época que o encerramento das operações se dava “em razão do cenário econômico desafiador no Brasil”.

A empresa não comunicou na época o número exato de funcionários e passageiros atingidos pela decisão. Contudo, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) confirmou que a Azul atendeu 59.905 passageiros em 2015 e correspondia a 33% dos voos regulares do aeroporto de Rio Branco.

A expectativa é de que a empresa opere com duas decolagens diárias para o estado de Rondônia e Minhas Gerais.

Saiba como vai funcionar:


  • Primeiro voo – saída às 8h45 de Belo Horizonte (MG) e chegada em Rio Branco às 11h. Posteriormente, o avião vai para Porto Velho (RO), chegando lá por volta das 13h55 e volta para o estado mineiro às 14h40, com chegada prevista às 19h05.
  • Segundo voo – decolagem de Belo Horizonte às 9h para Porto Velho (RO), chegada na capital rondoniense às 11h55 e saída para Rio Branco às 12h20. Retorno para a capital mineira às 13h05.

Um dos articuladores na retomada dos voos da empresa no Acre, o senador Alan Rick citou a suspensão da isenção da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis a empresas aéreas no Acre, aprovada pelo governo estadual, como uma das importantes ações para facilitar as operações das empresas aéreas no estado.

“Foram muitas reuniões, muitos pedidos. A bancada reunida, o governo do estado, o governador Gladson praticamente reduziu o ICMS a quase zero do QAV [querosene de aviação]. A vinda da Azul traz oportunidades e concorrência. Os voos serão em um avião Airbus A320 para 174 passageiros, uma aeronave moderna com internet a bordo 100% gratuita”, celebrou.

Investigação do MPF

Uma investigação do Ministério Público Federal no Acre (MPF-AC) sobre o mercado áereo apontou a possibilidade de existência de um cartel formado pelas companhias aéreas Latam e GOL Linhas Aéreas. As duas são as únicas que operam no Acre.

Em nota, a Latam nega irregularidades. Já a GOL informou que não iria comentar a acusação.

A Latam negou irregularidades. “A companhia reitera seu compromisso com as melhores práticas de compliance e reforça que sua conduta comercial é pautada sempre pelo respeito aos consumidores e à legislação em vigor”.

O órgão instaurou um inquérito civil e divulgou a conclusão da apuração no dia 11 de março. A investigação teve início após a Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor relatar irregularidades como baixa frequência de voos para a região, falta de concorrência entre as empresas e os altos preços cobrados por elas.



Fonte: OPalaciano

Tecnologia do Blogger.