Plantão

Bocalom anuncia concurso com mais de 1 mil vagas em entrevista

Com a chegada do final do ano, o ContilNet preparou uma série de entrevistas com autoridades e personalidades do Acre que se destacaram em 2023 para uma conversa especial com uma retrospectiva desse ano e novidades para 2024. O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, conversou com o ContilNet e revelou suas expectativas e metas da gestão para o próximo ano.

Bocalom relembrou algumas ações da gestão que ganharam destaque durante o ano, como o piso da enfermagem, o transporte coletivo e fez ainda uma avaliação de 2023. “Foi um ano muito bom, graças a Deus. Foi um ano onde a gente conseguiu preparar muitos projetos, conseguimos licitar boa parte dos projetos e tivemos um progresso muito bom dentro da Câmara Municipal também, com relação à aprovação das leis. Eu digo que foi um ano que a gente aprendeu muito e continua a aprender”, disse.

Prefeito Tião Bocalom/Foto: ContilNet

O chefe do Executivo municipal anunciou a realização de concurso público com mais de 1 mil vagas. “Vai ter concurso definitivo, a gente queria ter lançado o edital esse ano, mas infelizmente não deu. É muito burocrático, mas se Deus quiser, no início do ano que vem é lançado o edital e a gente espera fazer esse concurso até o mês de julho. Ultrapassa mil vagas, serão para todas as áreas, como Saúde, Educação e Infraestrutura”, ressaltou.

O prefeito relembrou ainda que neste ano foi feita a licitação do primeiro elevado da capital, que já teve o primeiro pontapé nas obras com a primeira perfuração, no último dia 18. “Isso é importante porque a nossa cidade entra no projeto das cidades modernas e inteligentes. A gente fez uma discussão muito grande a respeito do Plano Diretor do município e vai ser aprovado no ano que vem, mas esse ano ficou tudo pronto”, explicou.

Segundo Bocalom, um dos pedidos feitos para o Plano Diretor foi que a equipe colocasse prédios que saíssem dos 17 andares, que é o máximo em Rio Branco. “Nós queremos uma cidade moderna, grande, cidade desenvolvida e para isso, eu sempre digo que tem que ter viaduto e prédio alto. O primeiro viaduto já está saindo e o segundo viaduto, eu acredito que dentro de mais uns 90 dias para a ordem de serviço e os prédios vão esperar, assim que for aprovada a legislação que deverá ser aprovada agora no início do ano que vem pela Câmara de Vereadores”, disse o prefeito.

A perfuração é uma das etapas da obra para a construção do elevado/Foto: Suene Almeida/ContilNet

Além das obras, Bocalom também ressaltou os pontos mais positivos da Saúde no município, com atendimentos fora das unidades de saúde, principalmente com atendimentos a ribeirinhos. “Foram diversos atendimentos que nós fizemos, zeramos a fila de pequenas cirurgias e também tiveram os recursos do senador Marcio Bittar, que botou os recursos para termos vans de atendimento odontológico para circular na cidade e na zona rural. Nós temos três, mas vão chegar mais cinco”, explica. Além disso, o prefeito também relembrou a contratação de profissionais da saúde e reformas em mais de 20 unidades de saúde.

Em relação à Educação, Bocalom falou sobre o uniforme gratuito, o café da manhã para as crianças e a primeira creche que recebe crianças de 0 a 2 anos. “Não sei porque nunca fizeram isso, é uma coisa que nunca existiu em Rio Branco”, disse.

Além disso, o prefeito também falou sobre os ramais que passaram por intervenções, a diminuição das fumaças e também a coleta de lixo feita na cidade.

Elevados

Bocalom falou, novamente, sobre o elevado da Estrada Dias Martins e afirmou que a estrutura está sendo feita para que a população possa usufruir de um trânsito mais livre e com maior fluxo. Ao ContilNet, o prefeito disse que até maio o trânsito já poderá ser liberado.Para o elevado da Avenida Ceará, próximo a AABB, Bocalom disse que foi aberta a licitação e três empresas se apresentaram mas foram desclassificadas e terá que ser aberta nova licitação.

Natal em Rio Branco

O prefeito também falou sobre a polêmica em torno da cor do Papai Noel. “O Papai Noel nunca foi vermelho, ele, inicialmente, era verde e foi transformado em vermelho com o advento da Coca-Cola. Papai Noel nunca foi vermelho. Por isso nós colocamos azul, porque as cores do brasão de Rio Branco são azul e branco. A presença do Papai Noel vermelho e azul foi feita pela Fundação Garibaldi Brasil, mas o Papai Noel é azul, é o que está lá na casinha”, disse.

Bocalom prestigia o acender das luzes e chegada do Papai Noel em Rio Branco/Foto: Juan Diaz/ContilNet

Asfalto

Bocalom falou ainda que em 2024 será feito um recapeamento em 100 km de ruas em Rio Branco. “Nós vamos tapar o buraco, bem tapado, e vamos meter uma capa por cima, para durar cinco anos e para a prefeitura não ter tanto trabalho e o tempo todo ficar gastando, colocando as máquinas no mesmo lugar”, disse.

Moradias

O chefe do Executivo municipal também falou sobre os programas habitacionais, como o Minha Dignidade, 1001 Dignidades e casas que serão construídas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

Protótipo das casas populares construídas por Bocalom/Reprodução

Fonte: ContilNet
Tecnologia do Blogger.