BLOG DO TON: Ao ir na festa de Alysson e dizer que também é candidato, o que passa pela cabeça de Minoru?
Uma coisa é o direito de ser candidato, isso de ninguém deve ser roubado. Outra coisa é o Palácio decidir navegar para o Norte, chamar Minoru Kinpara para ir junto, ele acenar positivamente — e empanturrar a mídia de release falando em unidade — e, nos bastidores, tocar seu projeto paralelo como se nada acontecesse. Em direção ao Sul.
Não bastasse a insubordinação, Minoru ainda compareceu à festa do PP — ele é tucano — e teve a coragem de dizer que também é candidato. Isso não é somente uma afronta direta a Socorro Neri, comandante do PP nas eleições municipais. É uma afronta ao Palácio, e uma indelicadeza grande de Kinpara.
Essa história é algo que precisa ser explicada e acompanhada, sem panos quentes. E Minoru, o único candidato assumidamente evangélico, deve ter cuidado com, pelo menos duas coisas: com a arte da diplomacia, em respeitar uma decisão palaciana, sobretudo a figura e posição de Socorro; e com o seu testemunho, sob o risco de, ao invés de resplandecer a imagem do papai do céu, lembrar aquela figura que se revoltou contra o plano divino, queria um trono para si, mas acabou sendo lançado fora com uma terça parte do exército que tentara criar. Amém?
RED PONTES
Mais manifestações dos profissionais da Red Pontes com salários atrasados foram destaque na mídia. O Governo precisa fechar o cerco contra terceirizadas que não honram com suas obrigações financeiras. O Gladson é um governador conhecido por honrar os servidores públicos, pagando em dias o salário de quem precisa colocar comida na mesa. Não merece ter seu nome associado com esse tipo de coisa.
NÃO QUERO CRIAR CASO
O Diap soltou mais uma lista daquelas com os “100 Cabeças do Congresso”. Algum acreano na lista? Claro que não! Quando eu digo que essa atual legislatura é fraca, não quero criar caso. Estou apenas dizendo o óbvio.
CONSTRUÇÃO
Se João Marcos Luz quer defender o prefeito — e eu não duvido da sua intenção — pode defender na base do diálogo. Porque se partir para um nível mais baixo, prejudica ao invés de apoiar. A política é um lugar de construção; não deve dar lugar ao radicalismo.
NÃO EXISTE ESPAÇO PARA RADICAIS
Por falar em radicalismo, um membro do primeiro escalão do Estado deveria ficar de olho em sua postura. Esse é um governo democrata, governado por um dos mais democratas líderes do estado. Não existe — até onde esta casta coluna tem acesso e conhecimento — espaço para radical. E não sou eu quem estou falando, são os ouvidos das paredes palacianas.
DEFEITO DE MUITOS
Gladson Cameli dá liberdade e espaço para todo mundo trabalhar e, caso haja algum erro, o consertar. Mas quando toma as rédeas, é implacável. O defeito de muitos é esperar que Gladson tome uma decisão. De bobo, o governador não tem nem a cara.
CELSO RIBEIRO
Preso pela PF na terça-feira, Celso Ribeiro é considerado um bom gestor. Não tinha lá um bom trato com as pessoas, mas foi bom gestor. É lembrado até hoje e se movimentava para ser uma peça importante nas próximas eleições.
JENILSON LEITE
Andando por Tarauacá, duas coisas são facilmente percebidas. Primeiro: a população já respira eleição. E segundo: Jenilson Leite é um nome bem lembrado.
ALINHAMENTO
Como esta coluna adiantou, o governador Gladson Cameli reuniu seu secretariado para uma reunião de alinhamento. O governador quer cumprir suas promessas — e não vai aceitar secretário remando contra.
ALERTA AMARELO
Esta casta coluna teve acesso a conversas de membros palacianos que colocam um partido da base do governo numa situação delicada. A ideia seria criar uma narrativa para fortalecer uma possível candidatura que não é a do Palácio. A situação deve ser tratada com status de alerta amarelo nos próximos dias.
MESA DIRETORA DA ALEAC
Outra coisa que deve ganhar status de alerta amarelo é a próxima mesa diretora da Aleac. Ponto final, por enquanto. Nada mais direi e sobre nada mais quero ser perguntado.
BATE-REBATE
– Ver a BR-364 em franca manutenção é um verdadeiro tapa na cara do estado que é majoritariamente bolsonarista (…)
– (…) Não se viu isso no governo passado.
– A eleição para conselheiro tutelar já rende diversas pérolas Acre afora (…)
– (…) Foi um ensaio para as próximas eleições.
– O deputado Nicolau Junior é, publicamente, um entusiasta da candidatura de Alysson Bestene (…)
– (…) E nos bastidores, seus tentáculos alcançam um outro partido, o PSDB (…)
– (…) O PSDB tem um candidato, o Minoru Kinpara (…)
– (…) Vai ver o deputado Nicolau seja a pessoa que vai trazer unidade ao projeto palaciano!
– Dizer que Alysson vai subir nas pesquisas por conta de um evento como o de segunda-feira é a mesma coisa que dizer que um casamento vai dar certo porque fizeram uma bela festa e o padre abençoou (…)
– (…) O dever de casa é muito maior, pessoal!
ACESSE O BLOG DO TON E FIQUE POR DENTRO DOS BASTIDORES DA POLÍTICA ACREANA.
Fonte: OPalaciano