Plantão

BLOG DO TON: Com sangue nos olhos para abocanhar prefeituras, MDB está prestes a ganhar deputado federal


Foto: Franck Vidal




Com a filiação do ex-prefeito Marcus Alexandre, o glorioso do dr. Ulysses se tornou o epicentro das próximas eleições, mas quem pensa que as aquisições do ex-deputado federal e presidente da sigla Flaviano Melo param por aí, ledo engano.



Se o MDB acreano tiver, por exemplo, um deputado federal, pode ganhar seu pedaço de bolo no jogo dos cargos federais, até aqui comandado majoritariamente pelo PT de Daniel Zen e PSD de Sérgio Petecão.



E se você pensa que o velho lobo não está empenhado nisso é porque não o conhece. Conversas existem e, a qualquer momento, o partido pode anunciar novidades envolvendo um nome que tem planos maiores na política: o médico Eduardo Velloso.



QUER SER SENADOR




Quem transita próximo do médico garante, pelo menos, duas coisas: primeiro, Velloso tem, sim, conversas avançadas com os cabeças brancas do MDB. E segundo, Velloso olha com carinho para a possibilidade de ser candidato ao Senado nas próximas eleições.



E REJANE?




Essa situação me deixou com um porém na cabeça: sua esposa, a também médica Rejane Velloso, foi ventilada como franca favorita à vaga de vice-prefeita na chapa de Alysson Bestene à prefeitura da capital acreana. E a Rejane? Como fica? Com a palavra, Eduardo Velloso.



SERÁ?




Outro porém, aliás, passou a permear na minha imaginação fértil. Será que a vaga de Rejane — que, nesse caso, passaria a ser vice na chapa de Marcus — entra em alguma das cláusulas dessa mudança de casa do deputado Velloso?



MUITA COISA




Episódios como esse revelam uma única certeza: em se tratando de eleições, ainda pode acontecer muita coisa. E olha que estamos falando das eleições de 2024. Mesmo assim, já tem gente pensando em 2026.



MESA DIRETORA



Uma coisa que nenhum veículo está de olho, mas discussões acontecem a todo vapor: a eleição da Mesa Diretora da Aleac para o próximo biênio, depois das eleições de prefeitos e vereadores. Outra discussão, aliás, com carroça colocada à frente dos bois.



CORES DO BRASIL



Em mensagem institucional alusiva à data de 7 de Setembro, o presidente Lula enfatizou a importância da soberania, democracia e união. Com gravata que traz as cores do Brasil, a peça ainda traz diversos elementos nessas cores da bandeira. Uma marca do ex-presidente Jair Bolsonaro.



COMBINAR COM O CENTRÃO




Mesmo criando novos ministérios, o governo Lula tem duas mulheres a menos em ministérios, desde a saída de Daniela (Turismo) e Ana Moser (Esportes). Elas estão menores no primeiro escalão em termos relativos e absolutos. Deve ser para combinar com o centrão.



MUITO MAIOR



O governador Gladson Cameli fez questão de deixar claro que está preocupado e não concorda com as ameaças sofridas pela deputada estadual Michelle Melo, recentemente desligada da função de líder do governo na Aleac. Coisa que, aliás, não se viu na mesma intensidade por outro membro do Estado, seja ele da Segurança ou Articulação. O Gladson é muito maior que o Governo do Acre.



BATE-REBATE



– De junho a setembro, o custo da cesta básica em Rio Branco registrou queda de 5,10% (…)



– (…) Os dados são da Fecomercio/AC.



– À ex-ministra Ana Moser (Esporte), demitida para dar lugar ao centrão, nem um “obrigado” vindo da parte do governo federal (…)



– (…) Sem comentários.



– Do PDT, apenas Marcus Cavalcante falou, em tom de solidariedade, à deputada estadual Michelle Melo (…)



– (…) Tchê se resumiu a falar que o mandato é do partido, não dela.



– Agora, membros do Palácio colocaram na cabeça que Alysson Bestene precisa comandar o Deracre para alavancar sua candidatura de prefeito (…)



– (…) Com todo respeito aos envolvidos, e desculpas dispensadas a todos, mas será que ninguém vê que está feio? Que isso pode prejudicar a imagem do secretário ao invés de ajudar? (…)



– (…) Quem pensam que Alysson é? Um fantoche? Versão masculina da Barbie Profissões? Pelas caridades! (…)



– (…) Alysson tem trabalho prestado. Precisa se tornar popular e estratégias de comunicação e marketing (…)



– (…) Ele definitivamente não precisa ser vidraça de um órgão que não sabe o que fazer para consertar uma ponte que existe há décadas! (…)



– (…) E mais: fala-se até em Ruas do Povo. Quer dizer: o Estado vai desbloquear numa gestão de Alysson algo que Bocalom tenta dialogar com o governo há tempos, podendo colocar o atual prefeito numa posição de — ainda mais — vítima (…)



– (…) Quanta maluquice!




ACESSE O BLOG DO TON E FIQUE POR DENTRO DOS BASTIDORES DA POLÍTICA ACREANA.




Fonte: OPalaciano
Tecnologia do Blogger.