Malha aérea do Acre é debatida em comissão do Senado com ministro do Turismo
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
A baixa oferta de voos no Acre foi debatida pelos senadores junto com o ministro do Turismo, Celso Sabino, em audiência na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), nesta terça-feira (22).
A venda de passagens aéreas no Brasil — não só pelo alto valor geralmente cobrado dos passageiros, como a oferta ineficiente em alguns locais — foi uma das questões mais comentada pelos senadores.
Em sua fala, o senador Alan Rick (União-AC) pontuou que apesar de o Acre ter inúmeros atrativos para o turismo, problema de infraestrutura, além do alto valor de passagens aéreas e ausência de voos impedem o crescimento do setor.
“Temos uma ampla possibilidade de crescimento do nosso turismo. (…) Mas é inaceitável o valor que temos hoje das passagens aéreas. Um passageiro saindo de Rio Branco a Buenos Aires vai pagar R$ 13 mil”.
O senador asseverou que o Acre é o estado com a pior oferta de voo do país e defendeu a abertura do mercado nacional e gerar concorrência. Alan Rick ainda sugeriu algumas medidas, como a utilização do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC) para subsidiar o querosene na região Amazônica.
“Convidei o ministro para estar no Acre e vamos até o fim, só vamos descansar quando tivermos um serviço adequado, que respeite o povo acreano”, finalizou.
Fonte: OPalaciano