Comissão aprova pedido de Petecão sobre Frente Parlamentar do Material de Construção
Foi aprovado nesta semana, na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, um requerimento do senador Sérgio Petecão (PSD) que institui a “Frente Parlamentar do Material de Construção”. O colegiado terá a finalidade de monitorar “o mercado de materiais de construção, bem como orientar, apoiar e ajudar na formulação de políticas públicas relacionadas a esse mercado”.
O colegiado, inicialmente, será integrado por senadores e senadoras que assinarem o dispositivo como signatários. De acordo com documento assinado por Petecão, outros parlamentares detentores do mandato popular vão poder aderir oportunamente.
Petecão considera que a alta dos preços da construção civil – impulsionada tanto pelo aumento no custo dos materiais quanto de mão-de-obra – afeta, diretamente, a vida e o sonho de milhões de brasileiros.
“Conforme pesquisa recente do Instituto Datafolha, 87% da população brasileira sonha com uma casa própria. A tarefa de planejar e construir a casa própria é, por si só, bastante complexa. Ter que executá-la em um cenário em que os materiais de construção sobem mais de dois dígitos por ano torna essa tarefa ainda mais desafiadora”, considerou.
Sérgio, por fim, justifica que “É por essa razão que propomos a criação da Frente Parlamentar. Por meio dela, buscaremos monitorar, de perto, o mercado de materiais de construção, e propor e acompanhar políticas públicas relacionadas a esse mercado. Trata-se de importante ação do Senado Federal para ajudar milhões de famílias no difícil empreendimento de construir ou reformar suas moradias”.
Fonte: OPalaciano