Plantão

BLOG DO TON: Nomear com o coração também dá certo — a importância de ter mulheres no comando




Desde muito tempo, a vice-governadora Mailza tem sua vida política discutida — e talvez seja assim por mais tempo; porque não é fácil, para alguns, ver uma secretária de um município pequeno se tornar Senadora da República e depois vice-governadora do Acre, isso sem colecionar inimizades na política e nem participar de polêmicas que desabonem sua imagem.



Quando, no ano passado, se via sua equipe de trabalho no Congresso Nacional, era repleta de pessoas que nunca trabalharam ali — sua maioria era formada por pessoas lá do interior, que estão com Mailza desde o início de sua trajetória. Quando faz isso, mostra que não quer estar rodeada daqueles que se dizem os melhores, mas de amigos fiéis, que estejam com ela nos momentos de angústia — e fala muito também sobre gratidão.



Isso não mudou quando Mailza se tornou vice-governadora. E fica evidente, em caso mais recente, quando nomeia para estar à frente dos Direitos Humanos uma mulher que, para além do currículo, tem como maior característica o coração gigante: a enfermeira Joelma Pontes — que também é do interior, lá da região de fronteira.



Joelma tem um currículo recheado de muitas boas competências técnicas, mas nenhuma delas é maior que sua lealdade, sua capacidade de lidar com pessoas e sua humildade em resolver os problemas pegando na mão de quem está precisando — foi assim quando esteve à frente do Hospital do Alto Acre, fato que lhe rende frutos até hoje. E Joelma foi uma árdua defensora de Mailza. Quando faz isso, a vice-governadora mostra que também nomeia com o coração. E que isso pode dar certo.


ALIÁS…



Bastou sair a exoneração do pastor Wagner Felipe para que um grupo projetasse a informação de que existiria uma divergência entre a vice-governadora e Gladson, pelo fato de que um nomeou, o outro anulou a nomeação. Não é assim, por pelo menos dois motivos.


COLEGIADO



Primeiro que as nomeações e exonerações passam por um colegiado comum; portanto, não são pessoas diferentes que discutem isso a depender de quem está governando. E segundo que, pelas informações que me chegam, o próprio pastor não se identificou com o cargo.


PERTO DE UMA ELEIÇÃO



Me parece muito conveniente veicular uma informação como essa quando estamos cada vez mais perto de uma eleição.


CUIDA COMO MÃE



Voltando ao assunto principal, mulher tem um jeito diferente de liderar. É um modelo de liderança onde princípios como o cuidado, a empatia e o amor parecem mais emergentes. É bom que se tenham pessoas assim comandando pastas importantes.


NÃO EXISTEM JUSTIFICATIVAS




ExpoAcre é igual carnaval: todo ano, sabe-se que tem e quando ocorre. Isso permite com que os planejamentos sejam feitos a médio e longo prazo também. Portanto, não existem justificativas que sejam tão convincentes assim sobre a questão de atrações nacionais canceladas — e a inexistência de um Plano B.


NÃO É O QUE SE VÊ



Apesar de ser assim, de todo ano ter ExpoAcre e isso permitir um maior e melhor planejamento, não é isso que se vê na prática. O Parque de Exposições é um exemplo disso. Passa o ano parado e se torna um verdadeiro Deus nos acuda quando chega a semana da feira.


AGRAVANTES



Esse ano, essa logística ainda contou com dois agravantes: ruas que não ficaram totalmente prontas a tempo, e a interdição de uma ponte que, por si só, já traz um gigante problema ao trânsito da cidade — imagina em dias de feira?


O QUE DIFERENCIA



Enquanto uma penca de deputados estaduais querem ser federal nas próximas eleições — alguns fracos deputados federais falam até em Governo e Senado nas próximas! — muitos que já experimentaram até o Congresso Nacional se preparam para voltar como… vereador. É o caso de Chicão Brígido. Quer voltar para a política e ajudar pessoas — e isso é o que diferencia os bons políticos dos caçadores de dinheiro e poder.


BATEU O MARTELO



O PSDB bateu o martelo na questão envolvendo a pré-candidatura de Minoru Kinpara para a prefeitura. Era o favorito na última eleição de prefeito. Na eleição para deputado federal, conseguiu 14 mil votos na capital acreana.


CAMPO ABERTO




Eleição para prefeito da capital é um campo aberto, onde se sabe somente quem são os dois competidores que largaram na frente: o prefeito Tião Bocalom e o ex-prefeito Marcus Alexandre. Se a disputa vai polarizar aqui ou uma terceira via surgirá com força, deixo para o eleitor.


BATE-REBATE




• Depois de ser lavado pelo ex-prefeito Marcus Alexandre e ignorado pelo governador Gladson Cameli, o senador Petecão deve se fechar em copas (…)



• (…) Não vai mais procurar briga com o governador. Afinal, sabe que isso é perigoso. As últimas eleições que o digam!



• Em Senador Guiomard, a prefeita Rosana Gomes continua sedimentando seu caminho à reeleição (…)



• (…) Tem dado uma série de passos maduros e acertados.



• Dentro do PP, já tem gente que admite não ser boa ideia bater no prefeito Bocalom (…)



• (…) Motivo? Deixo com eles!



• Pelo tanto de líderes políticos que querem fazer vereador, é melhor avisar ao povo (…)



• (…) Vai faltar cadeira!



• Tem gente em pré-campanha de vice-prefeito (…)



• (…) E existe?




ACESSE O BLOG DO TON E FIQUE POR DENTRO DOS BASTIDORES DA POLÍTICA ACREANA.




Fonte: OPalaciano
Tecnologia do Blogger.