No Acre, artesão cria utensílios com livros e revistas para realizar sonho da casa própria
O local simples do bairro Taquari onde moram Joao Batista Marcos e a esposa Marins é a maior motivação que o artista tem para realizar um sonho antigo do casal. Comprar a casa onde moram de aluguel deixou de ser uma opção e se transformou no principal objetivo de vida.
Marcos, como é mais conhecido, acorda diariamente bem cedo e sai de casa em sua bicicleta cargueira pedindo doação de revistas e livros rasurados. Se dedicando a essa arte há mais de oito anos e trabalhando em média 6 horas por dia, o homem de 62 anos conseguiu já confeccionar para vender mais de 20 itens utilitários, como vasos, cestas, bolsas e jarros, com livros e revistas velhas doadas.
O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, acompanhou o processo de transformação das páginas de livros em variados utensílios domésticos e captou opiniões de quem conhece Marcos e o trabalho do artesão.
“Eu vi um trabalho e perguntei como ele era feito. Aí avisei que tinha alguns livros e revista lá em casa para ele ir buscar. Vou começar a doar esses materiais para que ele continue fazendo esse trabalho e vou também ajudar a expor esses produtos”, disse o pastor José Maria sobre o artesão.
O artesão destacou a dificuldade para encontrar matéria-prima. Mesmo conseguindo vários insumos para o serviço no dia da gravação, Marcos disse que foi um dia incomum, já que na maioria das vezes não recebe nada e precisa pegar do lixo.
“Comecei a fazer o meu artesanato em 2015. Meu sonho é comprar minha casa própria, mas eu não quero que ninguém me dê nada. Eu peço que valorizem o meu serviço, porque assim eu vou conseguir realizar isso que é tão importante para mim e minha esposa”, declarou.
Fonte: Ac24horas