Plantão

BLOG DO TON: Acre recebe US$ 40 milhões de empréstimo do Banco Mundial para “melhorar eficiência de gastos públicos”





US$ 40 milhões: essa é a bagatela que o Acre deve receber de empréstimo, como parte do Progestão, que visa a apoiar estados brasileiros na busca por sustentabilidade fiscal de longo prazo. A informação já repercute na imprensa nacional.



A iniciativa apoia os estados brasileiros na “busca por sustentabilidade fiscal de longo prazo, implementação de reformas administrativas, melhoria da gestão de ativos e racionalização dos gastos públicos”.



Em se tratando de reformas, dentre as mais recentes mudanças administrativas no Estado, estão a criação das secretarias do Esporte e Povos Indígenas. Mas se é para isso que o montante será usado, apenas o Estado — que está com a palavra — pode dizer.



PONTO FRACO



O governo Lula quer fechar os clubes de tiros. Vai pegar no ponto fraco de uma penca de bolsonaristas. No Acre, pelo menos dois — deputado Roberto Duarte e senador Alan Rick — já declararam algum tipo de apoio.



ALTERAR



O Censo pode alterar a representação dos estados na Câmara. Esse é um tema polêmico. O Projeto de Lei Complementar 148/23, apresentado pelo deputado Rafael Pezenti (MDB-SC), propõe a alteração do tamanho das bancadas dos estados, de acordo com os resultados do Censo Demográfico 2022.



UNHAS PARA ROER



Na prática, em termos de executivo, essa situação já causa dor de cabeça nos prefeitos, porque essa composição muda os repasses aos estados. Os prefeitos ficam sem unhas para roer.



MARINA SILVA



A ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudanças Climáticas) recebeu líderes acreanos para uma reunião em Brasília para discutir desmatamento e queimadas na reserva extrativista Chico Mendes (Resex).



DIPLOMATA



Como governador em exercício, o deputado Luiz Gonzaga (PSDB-AC) dá show de diplomacia e dialogou com diversas frentes. Gonzaguinha é um raros exemplos de políticos com bastante tempo de casa e que trabalham com o entusiasmo de como se aquele fosse seu primeiro mandato.



FEMINICÍDIO



Rio Branco agora tem uma data municipal de conscientização sobre o feminicídio. Excelente iniciativa. Tema necessário. A data deveria ser incorporada ao feriado estadual, já que o Acre é um dos estados que mais matam mulheres.



120 DIAS



É o prazo que o presidente Lula recebeu do ministro Alexandre de Moraes, do STF, para elaborar um plano nacional para a população em situação de rua.



NÃO O PODEM MAIS DIZER



Se dizem que o Xandão é firme apenas com Bolsonaro, não o podem mais dizer, ao querer que Lula resolva em 120 dias um problema que se arrasta há décadas.



FIM DOS JUROS



O governo federal quer o fim dos juros sobre o capital próprio. Se o ministro Fernando Haddad (Fazenda) conseguir o intento, vai fazer em um ano mais que o liberal Paulo Guedes em quatro.



CABELO EM PÉ



Sua habilidade em despachar a reforma tributária deixou muito bolsonarista de cabelo em pé.



BATE-REBATE



• Para quem quiser entrar em contato com a reportagem deste site: opalaciano@gmail.com (…)



• (…) Sem erro!



• E para falar com este colunista, o telefone é: CLIQUE AQUI (…)



• (…) Será um prazer falar com você.



• A quem interessar possa e em virtude de algumas perguntas feitas lá no meu privado: não estou na folha de pagamento de nenhum deputado estadual (…)



• (…) E não escrevo a mando de ninguém — foi justamente por isso que aceitei o desafio próprio de ter um site, para ser ainda mais independente.



• Respeito, de forma honesta e profunda, todos os meus colegas. Sei que isso é recíproco.



• Tenho 27 anos, 10 deles exercendo essa profissão tão desafiadora e bela que é o Jornalismo. Tenho muito a aprender e busco isso todos os dias, com humildade e verdade. De todas as ótimas colunas que temos, essa sem dúvidas é uma das mais novas. E se deu certo — e isso não me envaidece — devo isso única e exclusivamente ao meu leitor.



• Nunca quis ser jornalista de política. Já chorei na redação quando meu editor determinou que eu deveria cobrir Aleac!



• E sou profundamente — profundamente mesmo! — grato a todos que já fizeram parte dessa caminhada, que não foi fácil e nem é, mas que tenho muito orgulho (…)



• Poderia citar vários, mas destaco alguns: Wania e Silvania Pinheiro, Anderson Bodanese, Gina Menezes, Altino Machado, Evandro Cordeiro, Nelson Liano, José Luis Laranjo, Milton Faccin, Oscar Colombo, Paulo Madureiro foram alguns dos que me ensinaram muito… do pouco que sei.



• E tem também os que nunca tive o prazer de conviver no âmbito profissional, mas que são uma grande referência: o mestre Crica, Roberto Vaz, Angelica Paiva, Luciano Tavares, Ray Melo e por aí vai.
Tecnologia do Blogger.