Blog do Ton: Um político fora da curva, que desafiou o indesafiável e furou todas as bolhas
Márcio Bittar teve uma ascensão meteórica na política. E não estou dizendo que foi rápida de maneira a desmerecer todo o esforço do início, mas dos seus méritos em se consolidar bem, de forma rápida.
Por, pelo menos, duas vezes, Márcio desafiou todas as leis da política ao sair do baixo clero e se posicionar no Congresso Nacional — figurando com status de primeiro secretário na mesa diretora enquanto deputado federal, e sendo chancelado relator do orçamento de 2021, fato que será lembrado por muito tempo na política.
Bittar é um político com posições firmes, que não mudam de acordo com os governos. Logo, ou você o ama, ou o odeia. Mas, gostando ou não do senador, não há o que de questionar sua inteligência e habilidade nos bastidores.
ANIVERSÁRIO
Hoje, o senador faz mais um ano de vida. Feliz aniversário, senador Márcio. O Blog deseja felicidades.
DEU O QUE FALAR
Nos bastidores, esperava-se com ansiedade a edição do Diário Oficial do Estado. Isso porque a vice-prefeita Marfisa Galvão, prefeita em exercício, afirmou à imprensa que iria mexer na estrutura da prefeitura. A declaração deu o que falar e nos corredores da prefeitura, o clima era de: “O que deu na Marfisa?”.
VINGANÇA
A teoria mais aceita: vingança. Marfisa rompeu politicamente com Bocalom e perdeu as indicações políticas. Isso é normal. Mas a prefeita teria pedido a cabeça do competente Anderson Nascimento, novo presidente da FGB, que era dela enquanto estava alinhada com a prefeitura.
FAZENDO ERRADO
Se o grupo do senador Sérgio Petecão, que é esposo de Marfisa, quiser fragilizar Bocalom, está o fazendo errado. Bocalom é a vítima de toda essa situação. Que tenham cuidado para que o prefeito não crie ainda mais empatia com o povo – que é o que está em vias de acontecer.
ENTENDE BEM
De chamego com o PT e a nova frente popular, Petecão se esqueceu que comeu no prato de Bocalom, que não muda de ideologia como se muda de roupa. Mas não é a primeira vez que isso acontece. De cuspir no prato que comeu Petecão entende bem.
DIGAM AO POVO QUE TENHO
A deputada federal Antônia Lúcia disse que tem, sim, garantias de que pode conduzir o processo eleitoral em Rio Branco. E que pode ser candidata a prefeita. Essa vai ser uma novela interessante de acompanhar.
IMAGINA COM MANDATO
Sem mandato, Antônia Lúcia, sozinha, daria um banho em mais da metade dessa atual bancada federal, pelos contatos que tem e habilidade de se mexer nos corredores de Brasília. Imagina com um mandato de deputada federal?
MICHELLE MELO
Quem questiona negativamente a atuação de Michelle Melo como deputada estadual, e como líder do governo, é porque não acompanha o seu trabalho. E falta de canais para isso não é. A deputada é extremamente presente nas redes sociais.
NINGUÉM QUER
No Bar do Vaz, o ex-deputado Flaviano Melo cravou a seguinte declaração sobre uma possível junção com Jorge Viana: “Ele não vai querer e não vamos convidar”.
NÃO ESTAMOS TRAINDO
Na mesma entrevista, cravou uma declaração no caminho oposto sobre a comentada ida do ex-petista Marcus Alexandre: “Não estamos traindo ninguém”.
NÃO ESTRANHEM
Na política, até boi voa. Que ninguém estranhe se amanhã mesmo o velho lobo não ofereça um café da manhã para o velho menino da floresta.
BATE-REBATE
- Enquanto Marfisa deixava os servidores da prefeitura de cabelo em pé, Bocalom participava de uma agenda na vice-presidência da República (…)
- (…) Ele é muito próximo de Geraldo Alckmin, dos tempos de PSDB.
- Uma caravana com membros da Aleac, Câmara e superintendência do DNIT vai percorrer pontos da BR-364 (…)
- (…) Será a primeira visita de Ricardo Araújo como gestor da instituição.
- Setores do Palácio estão divididos sobre essa futura parceria do PP com UB, Republicanos e PL (…)
- (…) Segundo um membro do primeiro escalão, a chapa veio ‘pronta demais’.
- Caso esse bloco queira vencer as eleições, principalmente em se tratando de Rio Branco, devem estar unidos (…)
- (…) E quando falo em união, estou me referindo também a não ignorar a importância de Tião Bocalom nesse processo.
- Bocalom já tem em seu currículo feitos nunca antes vistos na prefeitura, mais notáveis do que muitos dos que já se reelegeram (…)
- (…) E a expectativa de membros da prefeitura é que esse indicador cresça.
Fonte: OPalaciano