Blog do Ton: O amor acabou? Mas já? Petecão sinaliza afastamento do Palácio
A efetivação do pastor Alex Carvalho no cargo de secretário da pasta de Direitos Humanos e Assistência Social é, na leitura de fontes palacianas, um gesto claro do Palácio de que a vice-prefeita Marfisa Galvão não deve ser secretária de Estado. Essa era a pasta pretensa do grupo do seu marido e senador Sérgio Petecão (PSD-AC).
As nomeações solicitadas por Petecão, aquelas da pastinha do professor Carlos Coêlho, não se transformaram em publicações no Diário Oficial. E qual seria o motivo? De acordo com essas fontes, o motivo tem nome e sobrenome: Alysson Bestene.
Numa tentativa de encorpar sua candidatura à prefeitura da capital acreana, o time político do governo entrou em ação para contar com o apoio do senador popular. Parece que a conversa não foi agradável. Petecão sonha em ter Marcus Alexandre no seu elenco.
Com o intento de entrar no governo não sendo tão bem sucedido assim, com toda essa água no chopp, o que sobrou para o senador foi espalhar para os quatro cantos que vai se afastar do governo pelo mesmo motivo que atacou Gladson durante a campanha: a Ptolomeu.
COMO VINHO
Na coluna de estreia deste novo e já prestigiado site, eu falava justamente sobre o quão profundo é esse amor e quanto tempo duraria, levando em consideração esse jeitinho único de amar do senador Petecão. Pelo visto, a coluna envelheceu como vinho.
ÚNICA SAÍDA
Agora, a única saída para o PSD ser o protagonista das próximas eleições é filiar Marcus Alexandre. Caso contrário, será coadjuvante. Acredito que reconciliar-se com Bocalom não seja uma opção para a legenda, mas se procurassem o prefeito da capital, eu não ficaria surpreso.
DE UM LADO…
O CRM classificou como irresponsáveis e infundadas as declaração do senador Alan Rick (UNIÃO-AC). Ele usou a tribuna do Senado para denunciar um suposto boicote por parte de médicos com registro no Brasil contra os formados no exterior.
… DO OUTRO…
O senador disse ao O Palaciano que “cumpriu o papel, solicitando que o Ministério da Saúde apure e dê as devidas respostas”. E completou: “Como parlamentar, além de ter a atribuição de legislar, tenho a função de fiscalizar a aplicação e execução de políticas públicas, conforme o art. 49 X da Constituição Federal”.
INSOSO
Não sei se por causa do frio ou qualquer outro motivo natural, mas o Acre, estado importante e que lutou para ser brasileiro, teve um aniversário insoso.
POLITICOFOBIA?
O Congresso vota matéria contra a discriminação de pessoas publicamente expostas. Politicofobia? Sem comentários.
OS DOIS TÊM RAZÃO
Fagner Calegário quer o presidente do Deracre no plenário para prestar esclarecimentos. O presidente em exercício Pedro Longo afirma que o deputado deve respeitar o regimento da Casa e não vai ganhar nada no grito. O maior problema? Os dois têm razão.
FEIO
Sem entrar nesse ou naquele mérito, é feio para o próprio governo que um gestor público não vá a público explicar o que é de interesse do todo. Não sei de quem é a culpa. Esta é apenas uma opinião minha, que pode estar longe ou perto da verdade absoluta.
SEM CLIMA
Por enquanto, não há clima nenhum para uma candidatura do deputado federal Cel. Ulysses (UNIÃO-AC). É algo que ninguém fala, a não ser os membros do seu próprio partido. Mas isso não significa que é um cenário irreversível.
SERÁ PREFEITO
Quem vier a ser vice do prefeito Tião Bocalom, será prefeito em 2026. Pessoas próximas a Bocalom dão como certa sua disputa nas eleições de 2026, e para isso teria de renunciar ao cargo.
BATE-REBATE
- Existe uma grande quantidade de deputados insatisfeitos com o relacionamento com a Casa Civil (…)
- (…) De quem é a culpa? (…)
- (…) Boa pergunta!
- O governador Gladson já provou ser um político extremamente fora da caixinha (…)
- (…) Portanto, quem quiser prever suas decisões, que preveja sabendo que pode dar com os burros n’água.
- Falando em Gladson, ele tem um coração bom. Não merece, portanto, ter seus maiores adversários dentro do próprio Palácio (…)
- (…) E digo isso com certeza (…)
- (…) Quem mais o prejudica são pessoas que estão ou já estiveram na pomposa estrutura do Estado.
- “Bom dia, acreanos e acreanas. Junho é o mês das quadrilhas, né?” (…)
- (…) Finalizando com a frase da ultracompetente Angélica Paiva.
ACESSE O BLOG DO TON E FIQUE POR DENTRO DOS BASTIDORES DA POLÍTICA ACREANA.
Fonte: OPalaciano