5 de julho encerram inscrições de projetos antidrogas em áreas indígenas no AC
Na próxima quarta-feira (05) encerra o prazo para que entidades do Acre encaminhem suas propostas para o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) sobre o edital de apoio ao enfrentamento aos impactos das drogas em territórios indígenas e comunidades tradicionais.
A ideia é tratar reduzir os impactos das drogas nas comunidades tradicionais que habitam os estados da nossa região com foco jovens e adultos indígenas, por meio da geração sustentável de renda e participação social, ações voltadas à prevenção de violência contra mulheres indígenas ou à mitigação dos efeitos destas e por fim, prevenção ou mitigação de invasões territoriais por narcotraficantes e outras redes criminais.
O dispositivo faz parte da Estratégia Nacional para Mitigação e Reparação dos Impactos do Tráfico de Drogas sobre Territórios e Populações Indígenas, promovida pela Secretaria Nacional de Política sobre Drogas (Senad) do MJSP, citado durante evento com o ministro Flávio Dino no Acre.
De acordo com o edital, as organizações ou entidades indígenas devem receber incentivos para financiamento de projetos da área. O MJSP totaliza em todas as regiões convidadas, sobretudo da Amazônia, que envolve o Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, de Mato Grosso, do Pará, de Rondônia e Roraima e do Tocantins, investimento orçado em R$ 3 milhões de reais. A divulgação preliminar dos resultados será em 18 de agosto.
Para mais informações sobre o edital e as inscrições, o ministério sugere o acesso ao site institucional do MJSP.
Fonte: OPalaciano