Violência contra mulheres é a maior causa de denúncias diárias no Acre, diz PM
A tenente Priscila concedeu entrevista ao ContilNet, durante cobertura do Carnaval de 2023/Foto: Reprodução
Em entrevista concedida no Stand do ContilNet no Carnaval da Família, no Arena da Floresta, a tenente da PM, Pricila Siqueira, trouxe um dado preocupante: no Acre, quase 70% das denúncias diárias feitas através do 190 são de violência contra a mulher.
“Se puxarmos o relatório diário, é a solicitação campeão do 190. Um número entre 68 e 70% das solicitações. É um fenômeno social, persistente e muito comum na nossa sociedade. Atribui-se à nossa cultura extremamente voltada ao domínio machista. O Brasil é o quinto no mundo que mais mata mulheres”, disse a tenente.
Durante a conversa, a tenente explicou como as forças de segurança estão agindo para proteger as mulheres não somente no Carnaval, mas em todo o restante do ano.
A Polícia Militar tem um projeto chamado “Patrulha Maria da Penha”, que existe desde 2019 e serve para amparar mulheres em situação eminente de violência familiar.
“Infelizmente, o Acre lidera o ranking de feminicídio do país”, lembrou Priscila.
O agrupamento da PM responsável pela patrulha fiscaliza se medidas protetivas estão sendo cumpridas, e abordando pessoas para explicar e identificar os tipos de violência doméstica.
“Muitas vezes, as pessoas pensam que violência contra a mulher se resume a agressão física. Só que é muito mais amplo do que isso. Violência psicológica, sexual, patrimonial e etc.”, explicou.