Falta de recenseadores atrasa Censo no Acre; IBGE abre vagas para contratar mais de 40 profissionais
IBGE está com vagas abertas para contratar recenseadores — Foto: Arquivo/IBGE
Com dificuldades de coletar as informações do Censo 2022, principalmente na zona rural do Acre, por falta de recenseadores, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está com vagas abertas para contratar profissionais para concluir o levantamento de dados.
As vagas são para trabalhar em Rio Branco nas seguintes áreas:
Zona rural de Rio Branco: Reserva Chico Mendes
Zona urbana de Rio Branco: Centro, Belo Jardim, Benfica, Vila Acre e Itucumã
No início do mês, o Acre aparecia como o terceiro estado mais atrasado na pesquisa, atrás somente de Mato Grosso e Amapá, com 42,72% e 51,47% da população recenseada, respectivamente.
Devido às dificuldades de coletar as informações do Censo, o IBGE foi autorizado a contratar funcionários sem o processo seletivo, o que pode ajudar a agilizar o processo. O presidente Jair Bolsonaro assinou, no último dia 21, uma medida provisória que autoriza a contratação sem processo seletivo, inclusive, servidores aposentados de instituições públicas municipais, estaduais e federais.
A falta de recenseadores é apontada pelo instituto como a principal razão para o atraso na coleta dos dados. O Censo deveria acabar no fim de outubro, mas foi preciso prorrogar até dezembro.
No Acre, a coordenação de divulgação do Censo informou que já foram coletados 70% dos dados. Como estamos querendo montar uma turma já na semana que vem, estamos buscando fechar com o pessoal até sexta-feira [2] de manhã. Vamos abrir uma turma, provavelmente, na terça [6] da semana que vem e já entraria nessa leva", explicou a coordenadora de divulgação do Censo 2022 no Acre, Andressa Nascimento.
Os interessados nas vagas devem comparecer à sede da Superintendência do IBGE em Rio Branco, que fica na Rua Benjamin Constant, no Centro, em frente à Escola José Rodrigues Leite. Ainda segundo a coordenadora, o ideal era que em Rio Branco houve 300 recenseadores atuando na coleta dos dados, contudo, a capital acreana não tem esse número de profissionais disponível.
"Felizmente, recuperamos o ritmo de coleta, saímos da terceira posição que estávamos e subimos em relação à população coletada. Estamos com 70% da população coletada, mas em algumas regiões, como essas que listamos, temos tido dificuldade em conseguir recenseadores para lá porque, normalmente, tem que ser um recenseador da região ou que tenha alguma experiência de andar na zona rural, como é ir para Reserva Chico Mendes", destacou Andressa.
Inscrições
A inscrição é gratuita. Segundo o IBGE, a contratação do recenseador é temporária, enquanto durar o Censo. A orientação é que o profissional trabalhe pelo menos 20 horas por semana. Quanto mais questionários forem aplicados, maior será a renda do recenseador.
O candidato precisa apresentar os seguintes documentos no momento da inscrição:
- Foto 3x4;
- Documento de identidade;
- CPF;
- Título de eleitor;
- Certidão de quitação eleitoral;
- Comprovante de inscrição no PIS/Pasep, se possuir;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de escolaridade (diploma ou histórico escolar);
- Atestado de sanidade física e mental;
- Comprovante bancário como titular da conta.
Fonte: G1Ac