VÍDEO: PM bate em rosto de homem durante abordagem no Acre e Comando apura conduta
Militar bate em rosto de homem durante abordagem no bairro Boa União — Foto: Reprodução
As imagens mostram apenas o momento da agressão. Não é revelado, por exemplo, como iniciou a abordagem, se o homem tentou fugir da PM-AC ou se ele reagiu. Porém, enquanto é agredido, o rapaz não demonstra reação, ainda tenta levantar a mão para indicar algo e é agredido novamente.
Em nota, o comando da Polícia Militar (PM-AC) disse que ao tomar conhecimento do caso determinou que fosse instaurada uma apuração e vai tomar as medidas legais cabíveis.
A corporação destaca ainda que 'não compactua com desvios de condutas e usa de todos os meios disponíveis para inibir ações ilegais, abusivas e arbitrárias por parte de seus integrantes'. Veja nota na íntegra abaixo.
A reportagem apurou que o rapaz registrou um boletim de ocorrência contra o policial, contratou um advogado e entrou com um processo.
Abordagem
A hora da abordagem que aparece no vídeo é 17h13 de domingo (4). Há pelo menos três viaturas paradas na rua e oito policiais no local, entre eles o que agride o homem. Aparecem ainda duas motocicletas próximas aos policiais, sendo que em uma delas há um homem, aparentemente arrumando alguns pertences e juntando do chão dois capacetes.
O vídeo já começa com o militar puxando pela camisa do rapaz e o levando um pouco mais a frente. Ele joga o boné que a vítima usava longe. O PM aponta para a câmera, fala algo para o homem e, em seguida, dá um tapa no rosto do rapaz.
As imagens têm 45 segundos. Durante esse tempo, o militar fica a centímetros do rosto do homem o empurrando contra a parede, aponta o dedo para ele, olha pelo menos mais duas vezes para a câmera, gesticula e dá uns cinco tapas no homem.
A cena é assistida pelos colegas de farda do militar. Os outros policiais apenas mantêm certa distância, mas não interferem.
Nota da PM-AC
A Polícia Militar do Acre informa que, relacionado as imagens gravadas durante o atendimento de uma ocorrência envolvendo policiais militares na capital, no dia 4 de setembro, no bairro Boa União, o Comando da Corporação, ao tomar conhecimento dos fatos ocorridos, determinará a instauração de apuração correcional e tomará as medidas legais cabíveis.
A Corporação não compactua com desvios de condutas e usa de todos os meios disponíveis para inibir ações ilegais, abusivas e arbitrárias por parte de seus integrantes.
Ressaltamos que, apenas no ano de 2022, já realizamos mais de 130 mil abordagens policiais a pessoas, com o objetivo primordial de evitar o crime e prezar pela segurança dos cidadãos.
Observa-se por este número que o compromisso da instituição é com o estrito cumprimento da Lei, e atitudes isoladas não refletem os valores e práticas empregados pelo Policial Militar do Acre.
Fonte: G1