Plantão

Blog do Ton: Ou Gladson resolve ingerências e falta de união ou penará no segundo turno

 Ton Lindoso


Foto: Reprodução

Só restaram Alan Rick e Marcio Bittar, da grande frente de partidos que derrotou a hegemonia de décadas da Frente Popular do Acre. O mais engraçado é que, dentro do Palácio Rio Branco, não se fala nisso.


Petecão já tem vice e postulante ao Senado definidos, Mara esta em plena pré-campanha com uma forte Jéssica Sales na chapa, fora os demais que também se movimentam. Gladson acenou, na sua chapa, preferência por Alan Rick para o Senado. Ótimo nome, por sinal. O que isso resolve, por enquanto? Pelo visto, não muita coisa. O governador precisa, de forma definitiva, madura e estratégica, desatar os nós de sua chapa majoritária.


Ninguém pode negar que o governador é o mais favorito de todos, de todos os grupos ouve-se: “A vez é dele” – inclusive de membros dos partidos que lançam candidaturas próprias. Mas o que ninguém também não pode negar é que não é fácil ir para as urnas competindo com quem deveria estar como aliado. E em um segundo turno, toda essa turma já sinalizou: se Gladson estiver de um lado, estarão do outro.


Agora, ou Gladson para de ouvir os pseudoanalistas, que minimizam a importância da escolha do vice para atender interesses de terceiros, e monta uma chapa forte, imponente; ou vai ter uma dura batalha nessas eleições. A escolha sempre esteve – e continua estando – nas mãos do governador.


Edivan Azevedo


Quem esteve no gabinete do novo senador acreano, Eduardo Velloso (UB-AC) foi o secretário Edivan Azevedo, da Sepa. Na pauta: investimentos para o agro acreano.


Agro


Nunca se falou tanto em agro no Acre, e o secretário Edivan é um dos responsáveis por isso, com um exitoso trabalho no começo da gestão de Gladson e agora voltando para consolidar os trabalhos.


Governo


O governador Gladson Cameli se afasta do Governo do Acre para cumprir pautas fora do país. Com pretensões de disputar cargos nas eleições, nem Nicolau, presidente da Aleac, nem Rocna, vice-governador, assumem. A desembargadora Waldirene Cordeiro deve, mais uma vez, se tornar a governadora em exercício.


Márcia Bittar


Na quarta-feira (1), encontrei Márcia Bittar, pré-candidata ao Senado, em um café da capital. Está tranquila, confiante e esbanjando o sorrisão de sempre.


PSDB


As opiniões sobre a permanência ou não de Luiz Gonzaga (PSDB) na chapa do partido são divididas. 


PSDB²


Existe, ainda, uma ala do partido que acredita que ele deva integrar a chapa de federal.


Fagner Sales


Se as previsões do Juruá se confirmarem, a família Sales pode lançar Fagner como pré-candidato à Câmara. Fagner tentou ser prefeito em 2020. Não deu.


Dia 2


Hoje é o dia em que saberemos como fica a executiva do PP. Mailza ou Gladson?


Presidência


Simone Tebet assumiu as rédeas nas articulações do Sul para garantir apoio a sua pré-candidatura. A executiva do Acre está com ela.


Jorge e Lula


Encontrando com Lula para conversar sobre ‘Acre, Amazônia e Brasil’, Jorge Viana mais uma vez fala de desenvolvimento, união, busca por ‘políticas públicas que tragam de volta tempos de prosperidade’ e etc.


Jorge e Lula²


Tudo indica que Jorge deve manter esse discurso, e sempre deixar aberta a janela que o permite pular para a disputa pelo Governo do Acre.

Tecnologia do Blogger.